top of page

Nutrição e Lipodistrofia Ginoide: Por onde começar o tratamento?

  • almofariz
  • 14 de fev. de 2014
  • 1 min de leitura

Entre as abordagens terapêuticas para o tratamento da lipodistrofia ginoide, também conhecida popularmente como celulite, destacam-se as reduções ponderal e de tecido adiposo, modulações de citocinas inflamatórias e estresse oxidativo.

A saúde intestinal igualmente deve fazer parte do foco de tratamento, pois o aumento da permeabilidade intestinal favorece a absorção de macromoléculas tóxicas e antígenos, o que gera um estado crônico de hipersensibilidade, com depleção de nutrientes e prejuízos à capacidade de detoxificação, com isso, agravando o quadro.

Nutrientes tróficos para correção da permeabilidade intestinal.

Alguns nutrientes contribuem de maneira direta para redução ou correção da permeabilidade intestinal, entre eles, destaca-se glutamina: utilizada como principal fonte energética para os enterócitos, por isso, possui ação trófica sobre o crescimento da mucosa intestinal. Além disso é substrato para formação de glutationa, importante antioxidante.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bello, G.B, Witt, J.G.Z. Novo manual de atendimento em nutrição estética. 2º edição, 2011.

PASCHOAL, V. NAVES, A. FONSECA, A.B.L. Nutrição clínica funcional: dos princípios à prática clínica.1ª edição, São Paulo, 2007.

PASCHOAL, V. et al. Suplementação funcional masgistral: dos nutrientes aos compostos bioativos. 1º edição, São Paulo, 2009.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 
 
 

Comments


© 2016 Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética. Todos os direitos reservados.

Realização:

Nutrição e Estética
bottom of page