Alimentação x Celulite
- almofariz
- 8 de jan. de 2015
- 2 min de leitura
O fibroedema geloide, também conhecido como celulite, acomete principalmente mulheres após a puberdade. Os locais mais acometidos pela celulite são: parte superior das coxas, região abdominal, região glútea e parte superior dos braços.
Embora não seja considerada uma patologia, a celulite pode comprometer a autoestima e qualidade de vida das mulheres, por isso merece grande atenção para o controle e melhora dos sintomas.
Os principais fatores que influenciam o desenvolvimento da celulite são: estresse, hábitos alimentares, prática de atividade física, obesidade, uso de contraceptivos orais, idade, sexo, hereditariedade e problemas circulatórios.
Estratégias nutricionais no manejo da celulite
A alimentação possui importante função para a manutenção da saúde e pode contribuir de maneira significativa para o tratamento de problemas estéticos, como a celulite.
O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras, carboidratos e sal associado ao baixo consumo hídrico podem agravar o quadro microcirculatório, assim, prejudicando a nutrição dos tecidos. Além disso, a ingestão de açúcar, alimentos refinados e de baixo valor nutricional agrava o quadro da celulite.
Entre as principais condutas para auxiliar no tratamento da celulite estão a melhora da capacidade de detoxificação e melhora da microcirculação sanguínea. Além de alguns nutrientes específicos, conforme abaixo:
- Sílicio: faz parte da estrutura de colágeno e elastina, proteoglicanas e glicoproteínas.
- Ômega-3: melhora da fluidez das membranas celulares e redução de mediadores pró-inflamatórios.
- Antioxidantes: atuam na redução do estresse oxidativo.
-Vitamina C: participa da formação de fibras de colágeno.
- Resveratrol: auxilia na melhora da microcirculação sanguínea.
Referências: MENDONÇA, A.M.S. et al. Confiabilidade intra e interexaminadores da fotogrametria na classificação do grau de lipodistrofia ginóide em mulheres assintomáticas. Fisioter. Pesqui. vol.16 no.2 São Paulo Apr./June 2009
PUJOL. A.P. Fibroedema geloide. In: PUJOL. A.P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro, Editora Rubio, 2011.

Kommentare