Papel da nutrição no tratamento da acne vulgar
- almofariz
- 19 de fev. de 2015
- 2 min de leitura
A acne vulgar é uma doença comum de pele que afeta cerca de 80% de adolescentes e adultos. Embora não seja uma patologia fisicamente debilitante, tem grande impacto social, com efeito negativo para a autoimagem e autoestima.
Embora tenha causas multifatoriais, há indícios de que a alimentação pode ser um dos fatores contribuintes para o surgimento ou agravamento da acne. Por exemplo, uma dieta com alto índice glicêmico, pró-inflamatória ou hiperlipídica pode piorar o controle da doença.

Assim, a nutrição adequada pode contribuir de maneira significativa para o tratamento e prevenção da acne vulgar, podendo proporcionar melhora nas lesões e na qualidade de vida dos pacientes.
Papel da nutrição no tratamento da acne vulgar
Alguns nutrientes podem ter importante ação no controle da acne.
- Zinco: atua na adequada resposta imune e cicatrização tecidual, além de ter ação antioxidante e melhorar a resposta inflamatória.
Fontes: ostra, alho, sementes de girassol e abóbora, entre outras.
- Selênio: aumenta a resposta antioxidante e pode ter efeito positivo na melhora da acne.
Fontes: castanha-do-pará, carnes e frutos do mar.
- Cobre: possui ação antibiótica e estimula a ação do sistema imunológico contra infecções microbianas.
Fontes: cereais integrais, frutas secas e cacau.
- Vitamina A: importante para a manutenção da integridade da pele.
Fontes: ovos, vegetais verde-escuros e de coloração alaranjada.
-----------------------
Referências:
COSTA, A. MOISES, T.A. Acne e dieta: verdade ou mito? An Bras Dermatol. 2010;85(3):346-53. ISMAIL, N.H. MANAF, Z.A. AZLZAN, N.Z. Consumo glicêmico alta carga dieta, leite e sorvete estão relacionados com acne vulgaris em adultos jovens malaios: um estudo de caso-controle. BMC Dermatol. 2012; 12: 13. PUJOL. A.P. Fibroedema geloide. In: PUJOL. A.P. Nutrição aplicada à estética. Rio de Janeiro, Editora Rubio, 2011.
Comments