Nutricosméticos e formulações magistrais em estética
A Doutora Sheila Mustafá, especialista em Nutrição Estética, apresenta uma prévia do que será sua palestra no dia 16 de Maio. Ela abordará temas relacionados aos nutricosméticos e suas formulações magistrais que atuam na celulite, envelhecimento cutâneo entre outros problemas.
Em sua entrevista para o Portal, a Dra. Sheila também comenta sua visão em relação ao crescimento do mercado e quais serão as novidades promissoras, além de relacionar como o chocolate pode contribuir para o tratamento da acne e como a suplementação oral com óleo de prímula pode favorecer o tratamento das doenças de pele.
Leia a entrevista completa abaixo:
Quais são as fórmulas magistrais mais usadas atualmente na estética?
São muitos os ativos orais usados na terapia nutricional estética. Para manchas os mais indicados atualmente são pycnogenol, polipodium leucotomos, Oli-Ola. Já o silício como o exsynutrimente, Cartidyss ® muito indicado para celulite e envelhecimento. E o colágeno hidrolisado e o ácido hialurônico, são excelentes produtos para tratar o envelhecimento cutâneo e celulite.
Como você vê o crescimento do mercado de nutricosméticos no Brasil?
Muito promissor e uma crescente constante. O Brasil é hoje o segundo colocado no ranking no consumo de produtos de beleza, e o mercado de ativos orais para estética também está numa grande crescente. Considerando que a nutrição é um tema do momento, e que os estudos científicos na área crescem, a capacitação destes profissionais está cada vez mais exigente e com isso aumenta também as indicações e o conhecimento dos nutricosméticos.
Quais serão as novidades promissoras nesse mercado?
Temos novidades em princípios ativos e principalmente na forma de apresentação. Habitualmente a indicação de um suplemento está em cápsula, mas temos opções em gel, líquido, pasta, balas, gomas, bombom. Quando o suplemento indicado parece um alimento, fica mais agradável e mais fácil de manter a terapia.
O chocolate é mesmo vilão no tratamento da acne? E os antioxidantes presentes no chocolate amargo, podem ajudar no tratamento?
O chocolate ao leite e com gordura trans e açúcar realmente irão prejudicar a saúde como um todo, além da pele. Mas o chocolate amargo com porcentagem alta de cacau (acima de 70%) auxilia muito nas terapias nutricionais, inclusive acne. O Theobroma, cacau presente neste alimento, apresenta ação anti-inflamatória e antioxidante, principalmente pela presença dos flavonoides. A ingestão dos flavonóides do cacau apresenta grande proteção no eritema (vermelhidão) induzido pela radiação ultravioleta. É necessário individualizar a dieta e a suplementação, mas é possível usar este alimento com seus efeitos positivos para a pele em geral, além da acne. Vale ressaltar que algumas pessoas desenvolvem acne com o consumo de chocolate. Na literatura não se sabe exatamente o porquê, mas é importante considerar alguns aspectos. Pode ser a gordura, o índice glicêmico(açúcar) ou até o próprio leite presente. O leite de vaca e seus derivados podem ter uma relação com o desenvolvimento de acne por sensibilidade alimentar tardia ou como disse, dietas ricas em alimentos refinados (massas, doces) e então neste caso o chocolate (rico em gordura e açúcar).
5. A suplementação oral de óleo de prímula pode favorecer o tratamento das doenças de pele?
O ácido gama linolênico (em inglês, gamma linolenic acid[GLA]-é o ômega 6) é encontrado no óleo de prímula e contribui com 5% a 10% do total de ácido graxo da composição do óleo. Não necessariamente, respondendo a pergunta. Tudo dependerá da necessidade individual e do consumo de ômega 6 pelo paciente. Muitas vezes utilizamos o ômega 3 (porcentagem maior de DHA) concomitante ao óleo de prímula para reduzir processos inflamatórios. No geral podemos dizer que sim, existe um benefício nos processos inflamatórios, mas não isolado da dieta e de qual é o problema exato que a pele apresenta.