top of page

Nutrição Eficiente

  • almofariz
  • 14 de mai. de 2015
  • 1 min de leitura

A nutrição eficiente é baseada na nutrição funcional, pela qual, de maneira dinâmica, pode-se abordar, prevenir e tratar desordens crônicas. O objetivo é compreender a interação entre todos os sistemas do corpo, enfatizando as relações que existem entre a bioquímica, fisiologia, aspectos emocionais e cognitivos do organismo.

As desordens ou desequilíbrios crônicos apresentam diversos fatores relacionados, como a qualidade da alimentação, da água e do ar que respiramos, exercícios físicos e alterações psicológicas. Esses desequilíbrios são considerados de acordo com a individualidade genética que ocorre no indivíduo.

Baseando-se na nutrição funcional, a nutrição eficiente utiliza-se de 5 pilares básicos: a individualidade bioquímica, tratamento centrado no paciente, equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes, inter-relações de fatores fisiológicos e saúde como vitalidade positiva.

Quando o profissional nutricionista aplica a nutrição eficiente em sua prática clínica, ele atende com excelência seus pacientes, pois considera a individualidade bioquímica na hora de elaborar planos alimentares exclusivos e com as melhores escolhas alimentares, respeitando não somente o alimento, mas a combinação e sinergia de nutrientes e compostos bioativos entre eles para cada estilo de vida e necessidades, estágio da vida e metas individuais.

PASCHOAL, V.; NAVES, A.; FONSECA, A. B. B. L. Nutrição clínica funcional dos princípios a prática clínica. São Paulo: VP, 2013.

CARREIRO, D. M. Entendendo a importância do processo alimentar. 4. ed. São Paulo: Vida e Consciência, 2012.

 
 
 

Comments


© 2016 Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética. Todos os direitos reservados.

Realização:

Nutrição e Estética
bottom of page