Nutrição Magistral: grandes formulações na prescrição
- almofariz
- 20 de jan. de 2016
- 2 min de leitura

A nutrição magistral contribui para manter a boa saúde em diversos segmentos, como prevenção e tratamentos clínicos, esporte e estética, de forma individualizada a partir da personalização da fórmula que conta com ativos exclusivos, dosagens únicas e diversas combinações de compostos bioativos e nutrientes. Empresas do mercado de dermocosméticos ativos e conceitos tecnológicos e inovadores aproveitam o crescimento da procura por saúde e estética para estudar matérias-primas que possuam compostos bioativos para lançar no mercado inovações que garantam a eficácia quanto à prevenção e ao tratamento de desordens estéticas.
Confira 4 princípios ativos que atuam na renovação celular, saúde da pele, cabelos e unhas, lipodistrofia ginoide e gerenciamento de peso.
Hidroxitirosol: é o principal composto fenólico obtido da extração dos antioxidantes do fruto da oliveira (Olea europaea). Possui ação sobre marcadores inflamatórios como TNFa, IL-1b, IL-6 e IL-8, prevenindo e reduzindo a hiperpigmentação pós-inflamatória presente na pele acneica, além de aumentar os níveis de glutationa, um antioxidante endógeno. Ainda age na renovação celular por meio de estímulo à produção de óxido nítrico que modula a síntese de genes envolvidos na diferenciação de queratinócitos.
Silício (ácido ortossilícico): conhecido como silício orgânico, o ácido ortossilícico é instável, necessitando de estabilização por outras moléculas para torná-lo biodisponível. Pode ser estabilizado em colina ou hidrolisado de colágeno marinho. Com sua biodisponibilidade aumentada, o silício atua beneficiando pele, cabelos e unhas. Age na promoção da síntese de colágeno e elastina, assim, auxilia na diminuição das rugas e linhas finas na pele e, ainda, promove alta hidratação e firmeza com efeito lifiting. Atua no aumento da força, elasticidade, resistência, na diminuição da queda de cabelos e deixa unhas mais fortes e resistentes à quebra.
Melão de Cantaloupe – variedade francesa (Cucumis melo L.clipper): espécie com alta concentração de superóxido dismutase (SOD), um dos mais potentes antioxidantes primários e que possui ação específica na celulite, bem como ação anti-inflamatória e antioxidante. Atua na prevenção da produção de radicais livres e sua consequência sobre a fibrose pela modulação do TGFb e melhora o metabolismo lipídico mediante redução da atividade da lipoproteína lipase (LPL).
Laranja-Moro (Citrus Sinensis (L) Osbeck): a laranja-moro possui alto potencial antioxidante, pois é fonte de compostos bioativos, como antocianinas, flavonoides, ácidos hidroxicinâmicos e ácido ascórbico. De seus compostos, destaca-se a antocianina C3G (cianidina-3-glicosídeo), que contribui para gerenciamento do peso e redução de medidas. Ainda age inibindo a expressão de PPARy e estimulando a síntese de adiponectina.
Referências: VISIOLI, F.; POLI, A.; GALL, C. Antioxidant and other biological activities of phenols from olives and olive oil. Med. Res. Rev., v. 22, p. 65-75, 2002. BOGUSZEWSKA-CZUBARA, A. E.; PASTERNAK, K. Silicon in medicine and therapy. J. Elem, p.489–497, 2011. TITTA, L. et al. Blood orange juice inhibits fat accumulation in mice. Int J Obesity, v.34, n.3, p. 578-588, 2009. GOLDMAN, M.P.; HEXSEL, D. Cellulite: Pathophysiology and Treatment. 2.ed. Informa Healthcare, 2009. PUJOL, A. P. Nutrição Aplica à Estética. Rio de Janeiro: Rubio, 2011.
Comments