top of page

Nutrição Magistral na Estética

  • almofariz
  • 20 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

Atualmente, todos se preocupam em manter uma boa aparência com saúde, por isso, a busca por nutricionistas está cada vez maior. Como ferramenta para atingir bem-estar e estética, o profissional pode recorrer à nutrição magistral, que é a manipulação de fórmulas destinadas à suplementação alimentar. A nutrição magistral busca corrigir carências ou excessos de nutrientes e toxinas no organismo com o objetivo de neutralizar os radicais livres, prevenir e auxiliar no tratamento de diversas doenças e retardar o envelhecimento. O tratamento é personalizado a partir de uma análise dos hábitos alimentares, estilo de vida, solicitação de exames complementares e sintomatologia do paciente.

Os manipulados são grandes aliados na prevenção e tratamento estético, como, por exemplo, excesso de gordura corporal, envelhecimento precoce, problemas dermatológicos, lpodistrofia ginoide, queda de cabelo e fortalecimento das unhas. Para sua elaboração é necessário que o profissional tenha total conhecimento sobre a cocinética, para fazer a melhor combinação entre os chamados princípios ativos e coadjuvantes técnicos na melhor forma de administração, que pode ser sólida, semissólida ou líquida.

Suplementos na sua forma sólida são os mais utilizados pelos profissionais, são administrados como gomas e pastilhas, sendo essas últimas divididas em três categorias: duras, e gomas, são comumente utilizadas para obter efeito local ou absorção sublingual de nutrientes como vitaminas, minerais e alguns aminoácidos como, por exemplo, a taurina. A forma mais conhecida de nutrição magistral são as cápsulas, que podem ser amilácelas (compostas por amido de milho ou farinha de trigo) gelatinosas, sua popularidade se deve à praticidade de administração e alta digestibilidade, liberando rapidamente o fármaco no organismo. Suplementos nas formas semisólida e líquida, também, são utilizados, entre a vasta lista de produtos se encontram os cremes, géis e óleos.

A nutrição magistral se torna vantajosa tanto para o profissional da saúde quanto para o paciente, pois há certeza de que tal suplementação de nutrientes será efetiva para o paciente. De fato, a maior parte da população não possui tempo para preparar todos os alimentos necessários para obter os nutrientes recomendados, portanto, a nutrição magistral garante tais nutrientes em apenas um único consumo, não exigindo muito tempo e sendo prático de administrar.

Referências: FEREIRA, A. O. Guia prático de Farmácia Magistral. 2. ed. Juiz de Fora: Pharmabooks, 2002. PASCHOAL, V. et. al. Suplementação Funcional Magistral. São Paulo: VP, 2009.

 
 
 

Comments


© 2016 Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética. Todos os direitos reservados.

Realização:

Nutrição e Estética
bottom of page