top of page

Longevidade celular e rejuvenescimento cutâneo, o uso dos Nutricosméticos

  • almofariz
  • 15 de abr. de 2016
  • 2 min de leitura

Os manipulados são grandes aliados na prevenção e tratamento estéticos, como por exemplo, excesso de gordura corporal, envelhecimento precoce, problemas dermatológicos, lopodistrofia ginoide, queda de cabelo e fortalecimento das unhas. Para sua elaboração é necessário que o profissional tenha total conhecimento sobre a famarmacocinética, para fazer a melhor combinação entre os chamados princípios ativos e coadjuvantes técnicos na melhor forma de administração, que pode ser sódida, semi-solida ou liquida.

O Dr. Luciano Bruno, palestrante no Meeting de Nutrição Estética, deu uma prévia sobre o tema que será discutido por ele no evento.

1 - De que forma os nutricosméticos podem influenciar na Longevidade celular?

Estudos mostram que compostos bioativos podem contribuir na regulação da expressão de genes através da modulação de histonas, síntese de micro-RNA e metilação de DNA. O hidroxitirosol e resveratrol, por exemplo, aumenta a expressão gênica da MnSOD, aumentando o lifespan celular.

Além disso, a SIRT-1 está relacionada com a modulação de inúmeras proteínas (enzimas e fatores transcricionais), como NF-kB, cicloxigenase 1 e 2, AP-1 e ativação AMPK/PGC-1α. O conjunto destas ações favorecem a redução da inflamação, controle do estresse oxidativo, aumento da biogênese mitocondrial, estímulo da autofagia celular e reparo do danos ao DNA proporcionando a extensão da lifespan. A associação de trans-resveratrol e ε-vineferin, é oito vezes mais potente que o trans-resveratrol isolado na ativação da SIRT-1.

2 - Qual a relação do processo de detoxificação com a longevidade celular?

A detoxificação celular é um processo que ocorre como mecanismo de “limpeza" celular por eliminar e bioconverter proteínas insolúveis, agregados de macromoléculas, lipídios oxidados e organelas danificadas, evitando assim o acúmulo de componentes degradados no interior da célula e promovendo a longevidade celular. Estudos mostram que o resveratrol atua na estabilização do acúmulo de Nrf1, NRF2 e NRF3, fatores transcricionais envolvidos na síntese de enzimas de detoxificação e antioxidante, promovendo aumento da expressão de proteínas antioxidantes como GPx2 (glutation peroxidase) e NQO1 (NADPH quinona oxidoredutase.

3 - Qual a relação da administração de colágeno e desordens estéticas como lipodistrofia ginoide?

Na lipodistrofia ginoide ocorre um aumento das células adiposas promovendo extravasamento para a derme e alteração na estrutura da pele. Durante o tratamento, juntamente com a redução dessas células adiposas e todos os fatores relacionados à celulite, o uso de peptídeos de colágeno marinho e silício estabilizado em colina contribui para reestruturação da derme e manutenção da rede estrutural reduzindo o efeito “casca de laranja”.

4 - Na sua prática clínica você recebe resultados satisfatórios atuando com a intervenção nutricional e cosmética para a busca da longevidade?

Na prática clínica, o uso de nutricosmético é uma estratégia viável de fornecimento de fitoquímicos básicos para a modulação do estresse oxidativo e obtenção dos resultados estabelecidos. A prescrição individualizada e inserida quali e quantitativamente no plano alimentar é um grande diferencial no atendimento nutricional. Os resultados são mais rápidos e o tratamento nutricional mas eficiente. A intervenção nutricional e cosmética funciona!

 
 
 

Comentarios


© 2016 Meeting Brasileiro de Nutrição e Estética. Todos os direitos reservados.

Realização:

Nutrição e Estética
bottom of page