Alimentos e fitoterápicos na prevenção e tratamento de manchas e câncer de pele
- almofariz
- 29 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

A Dra. Luisa Wolpe falou um pouco sobre seu tema no 3º Meeting de Nutrição Estética. No dia 7 de maio, irá se aprofundar no assunto e falar um pouco mais sobre como os compostos bioativos são capazes de estabilizar os radicais livres gerados pela inflamação causada via radiação solar e contribuir com a prevenção das manchas e do câncer de pele.
Leia a entrevista completa: 1. Sabemos que o principal fator de risco no desenvolvimento de câncer de pele é a exposição à radiação ultravioleta do sol de que forma a ciência da nutrição pode ajudar na prevenção deste tipo de câncer?
A radiação certamente é a principal causa de câncer de pele, porém o câncer só vai se desenvolver quando a exposição solar é acumulativa e o organismo não consegue estabilizar os radicais livres que são gerados pela inflamação causada via radiação.
Ai entra a nutrição com seus compostos bioativos que são capazes de estabilizar estes radicais, além de restabelecer a pele lesionada.
2. Qual sua opinião sobre os fitoterápicos panax ginseng, camelia sinensis e polypodium leucotomos. Poderiam ser considerados eficazes na prevenção e tratamento de manchas na pele por seu efeito fotoprotetor?
Sim, principalmente a camemila sinensis e o polypodium leucotomos, já te vários estudos relacionando sua ação fotoprotetora oral.
3. Alimentos com propriedades antioxidantes podem auxiliar na prevenção e tratamento de manchas na pele? Se sim, conte para nós alguns exemplos e seu mecanismo de ação.
Sim, estes alimentos contém compostos bioativos que vão minimizar os danos causados pela radiação que ultrapassa o fotoprotetor tópico. O mecanismo de ação é através de propriedades antioxidantes.
4. Indicado como fotoprotetor por mediar reações químicas na epiderme o betacaroteno é dos principais carotenoides estudadas na prevenção do câncer. Comente um pouco sobre ele.
O Betacaroteno é um carotenóide que confere proteção a pele contra a radiação, ele aumenta a DOSE MÍNIMA ERITEMATOSA, ou seja, o tempo de exposição a radiação sem a pele sofrer como aumento da inflamação (vermelhidão) e também diminuição do fator de hidratação natural da pele. Apenas uma observação, o betacatoreno ele não tem a função de aumentar a coloração da pele, quando isso acontece pode estar em níveis tóxicos para o organismo.
Comments