Aminoácidos de cadeia ramificada e melhora da performance esportiva
- almofariz
- Oct 20, 2014
- 1 min read
Os aminoácidos de cadeia ramificada ou BCAA (branched-chain amino acids) são formados por três aminoácidos essenciais: valina, isoleucina e leucina. Representam aproximadamente 35% do volume total de aminoácidos no músculo.
Desempenham diversas funções no organismo, principalmente, aquelas relacionadas à melhora da performance e redução da fadiga, além de reduzir o catabolismo muscular, desse modo, servindo como substrato energético em atividades de longa duração, quando há grande depleção dos estoques de glicogênio.
A leucina relaciona-se com a ativação de vias que atuam no crescimento muscular e, assim, estimula a síntese proteica e liberação de insulina.
Já a isoleucina e valina participam da produção energética durante a atividade física.
A competição do BCAA com o triptofano, na barreira hematoencefálica, pode estar relacionada com a sua ação na redução da fadiga e melhora do rendimento esportivo, pois o triptofano é precursor da serotonina, que pode aumentar a fadiga central.
Referências:
CONNEL, T. M. The complex role of branched chain amino acids in diabetes and câncer. Metabolites, v.3, p.931-945, 2013.
FALAVIGNA, G.; ARAÚJO JUNIOR, J. A.; ROGERO, M. M. Effects of diets supplemented with branched-chain aminoacids on the performance and fatigue mechanisms of rats submitted to prolonged physical exercise. Nutrients, v.4, p.1767-1780, 2012.
PASCHOAL, V. Suplementação funcional magistral: dos nutrientes aos compostos bioativos. São Paulo: VP, 2008.
Comments