top of page

Cansaço x Alimentação


A alimentação tem grande influência sobre diversos aspectos da nossa vida e um dos principais é a nossa disposição, tanto para as tarefas do cotidiano, quanto para os treinos. Um maior ou menor pique no dia a dia depende de alguns nutrientes específicos, quantidade e qualidade da alimentação e ainda na forma como combinamos os alimentos. Hoje vamos abordar alguns pontos sobre esse assunto e esperamos que vocês façam bom proveito dessas estratégias para ter mais disposição para desempenhar suas atividades!

- Associação de alimentos fontes de carboidratos com alimentos proteicos ou fontes de gorduras saudáveis para uma refeição com baixo índice glicêmico: o índice glicêmico diz respeito à velocidade com que o açúcar proveniente da digestão dos carboidratos é digerido, absorvido e atinge o sangue. Quando esse processo acontece muito rápido, temos um pico de glicose no sangue o que estimula a hiper secreção de insulina, hormônio responsável pelo nivelamento da glicemia, o que leva à uma proporcional queda brusca de tais níveis. Essa queda brusca leva ao quadro conhecido como hipoglicemia, quando o corpo detecta que seus níveis de energia imediata disponível estão baixos, acarretando em cansaço, moleza e falta de energia. A digestão dos carboidratos simples (farinhas e cereais refinados, pão branco, etc.) é muito rápida e leva à situação acima. Já a digestão dos carboidratos integrais e alimentos ricos em fibras assim como o das proteínas e gorduras é mais lenta, então a liberação do açúcar e, consequentemente, da insulina é gradual, mantendo os níveis equilibrados, sem picos e quedas bruscas, proporcionando a manutenção da energia por mais tempo. Resumindo: procure escolher alimentos fontes de carboidratos ricos em fibras como por exemplo os cereais integrais e as frutas com casca e combine-os com alimentos proteicos, exemplo: laticínios, carnes magras, soja e derivados ou fontes de gorduras saudáveis como por exemplo as castanhas, sementes e azeite, essa é uma ótima tática tanto para controlar o apetite, quanto para evitar aquela moleza e cansaço fora de hora!

- Vitaminas do complexo B: algumas vitaminas do complexo B participam do metabolismo energético, ou seja, na transformação dos carboidratos dos alimentos em energia para as células funcionarem. Quando a ingestão é insuficiente, esse processo sofre alterações e podem levar à fadiga e indisposição. Procure incluir alimentos ricos em vitaminas do complexo B na sua alimentação diária. Alguns exemplos são: leguminosas, gema de ovo, peixes, cereais integrais, carne vermelha magra, hortaliças verde-escuras e laticínios.

- Magnésio: desempenha ação indispensável na produção, armazenamento e liberação de energia da célula (metabolismo do ATP = energia), além de ser essencial na contração muscular, auxiliando na prevenção da fadiga muscular. Boas fonte são: nozes, cereais integrais, carnes, leguminosas e laticínios.

- O que evitar: não existem alimentos que provoquem cansaço, mas sim algumas atitudes que podem proporcionar o seu aparecimento. A alimentação em quantidade exagerada ou rica em gordura são muito difíceis de serem digeridas e isso demanda muita atenção e energia do corpo, ou seja, a energia se concentra toda na digestão e acaba faltando para o resto das atividades. É por isso que ficamos moles depois de comer uma feijoada. Outro problema é o excesso de peso, que pode interferir na qualidade do sono e causar um cansaço crônico. Além disso, conforme falamos no começo do texto, devemos evitar o consumo de carboidratos simples e isolados em uma refeição. Quando combinamos com uma fonte de proteína ou gordura, evitamos picos na glicemia e sua queda brusca, causando falta de energia e cansaço. Lembre-se: a maior e mais importante regra da alimentação saudável é o equilíbrio! Nada de excessos e nada de restrições exageradas. Aposte sempre em uma alimentação diversificada, equilibrada e saudável para poder aproveitar constantemente seus benefícios.

Featured Posts
Artigos Recentes
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
bottom of page