top of page

Deficiências nutricionais e prejuízos para a beleza dos cabelos

As mudanças no padrão de consumo alimentar, com o alto consumo de alimentos industrializados, ricos em sódio e gorduras, em detrimento ao baixo consumo dos alimentos naturais, ricos em fibras e micronutrientes, podem gerar deficiências nutricionais e, como consequência, alterações em cabelos e unhas.

Esse estado carencial também é reconhecido, atualmente, como fome oculta, sendo a pele, cabelos e unhas os tecidos mais acometidos pelas deficiências de micronutrientes, pois, nessa situação o organismo prioriza a manutenção das funções vitais em detrimento às estruturais dificultando a síntese de queratina.

A correção de possíveis carências nutricionais proporciona melhora na saúde capilar e da pele. A reorganização da dieta, priorizando alimentos mais naturais e menos beneficiados de maior densidade nutricional são a base estrutural para o bom funcionamento do organismo fazendo com que a regeneração e estruturação de todos os tecidos seja garantido. Alguns nutrientes apresentam ação direta no metabolismo e reações enzimáticas ou como parte estrutural de unhas e cabelos.

Confira:

- A biotina tem papel importante na saúde e beleza das unhas e cabelos, pois atua como cofator para a síntese de queratina. Além disso, a biotina está envolvida no metabolismo energético de proteínas e de ácidos graxos, nutrientes que também são essenciais para a beleza dos cabelos e das unhas.

- Silício: além de ser importante na formação do colágeno e elastina, o silício é fundamental para as unhas e os cabelos, pois faz parte das estruturas destes tecidos, garantindo um crescimento saudável e prevenindo a queda.

- Zinco: além de ter importante ação antioxidante, o zinco participa da formação de queratina e é coenzima na síntese de ácidos nucleicos.

- Selênio: importante antioxidante, auxilia na manutenção dos fios, mantendo-os saudáveis, além de possuir ação conjunta com a vitamina E.

Referência:

ADDOR, F. A. S. Influência da suplementação de nutrientes no metabolismo dos queratinócitos: estudo in vitro. Surg Cosmet Dermatol, v. 4, n.2, p. 150-154, 2012.

MORATOYA, E. E. et al. Mudanças no consumo alimentar no Brasil e no mundo. Ano XXII, n. 1, Jan./Fev./Mar. 2013.

PASCHOAL, V. Suplementação funcional magistral: dos nutrientes aos compostos bioativos. São Paulo: VP, 2008.

Featured Posts
Artigos Recentes
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
bottom of page