A importância do ômega-3
- Alessandra Luglio
- Jun 7, 2016
- 2 min read

As gorduras são essenciais para o funcionamento do nosso organismo, fazendo parte da construção de membranas, neurônios, hormônios, servindo como fonte de energia e muito mais. Porém, as chamadas gorduras “boas”, geram ainda mais benefícios ao nosso organismo e devem estar presentes diariamente na nossa alimentação. Uma das principais é o ômega-3, que é encontrado nos peixes de água fria, como sardinha, salmão, bacalhau, cação e no reino vegetal principalmente no óleo e sementes de linhaça e chia.
A cada dia as pesquisas demonstram o quanto nosso corpo depende do ômega 3 para manter-se em equilíbrio, saudável e evitar os males comuns que chegam com o avanço da idade. A sua importância é muito abrangente já que o Ômega 3 atua beneficamente na saúde do coração, cérebro, imunidade, gravidez e lactação, na infância, em idosos e praticantes de atividade física. Ou seja, todas as pessoas de todas as idades podem se beneficiar do seu consumo.
Veja algumas das suas principais atuações:
- SAÚDE CARDIOVASCULAR: contribui para a manutenção equilibrada dos níveis de
colesterol e da pressão arterial, atua na prevenção da acúmulo de gordura nas artérias e auxiliam no combate de processos inflamatórios.
- CÉREBRO: tem papel fundamental na estrutura de comunicação entre as células
nervosas e protege as células do cérebro contra os danos do stress oxidativo, evitando seu desgaste precoce.
- IMUNIDADE: auxilia naturalmente a regular a resposta imune e fornece suporte aos
sistemas de reparos internos, que atuam no nosso organismo, frente a stress e lesões.
- GRAVIDEZ E LACTAÇÃO: durante a lactação essa substância é ofertada à criança
através do leite materno. Para as mulheres que pretendem engravidar ou já grávidas, é essencial aderir à uma alimentação rica em ômega 3 garantindo a perfeita formação do feto, o desenvolvimento sadio do cérebro, olhos, sistema nervoso e imune da criança.
- CRIANÇAS: dependem bastante da atuação dessa gordura para um completo
desenvolvimento cerebral, imunológico, visual, emocional e cognitivo.
- IDOSO: estimula a síntese de proteína muscular e pode ser útil para a prevenção e
tratamento da sarcopenia.
- EXERCÍCIOS: exerce importante efeito anti-inflamatório e antioxidante, auxiliando na manutenção da saúde e prevenção de lesões.
Comments