top of page

O mito das dietas restritivas


Muita gente ainda acredita em dietas milagrosas e aposta nessa estratégia para perder os quilinhos indesejáveis. Saiba que dietas radicais e muito restritivas podem até funcionar a curto prazo, mas o efeito rebote é garantido! Não existe emagrecimento saudável e duradouro de um dia para o outro, um processo efetivo é composto de várias etapas e de uma mudança de hábitos para a vida toda.

Ao adotarmos uma dieta muito restrita, nosso corpo percebe que não está recebendo

a quantidade correta de nutrientes e logo entra em estado de alerta. A fim de proteger nossa vida, concentra-se apenas nas funções vitais, como respiração, batimento cardíaco e raciocínio, e economiza o máximo possível, diminuindo o gasto energético.

Ou seja, ele deixa de gastar energia, exatamente o oposto do que queremos quando a intenção é emagrecer. Quando optamos por essa estratégia, não há perda significativa de gordura corporal, pois nessa situação o corpo usa a fonte de energia mais rápida, que são os músculos. Sendo assim, além de não perder gordura, ainda há uma perda de massa magra, o que diminui ainda mais o metabolismo. Outro efeito indesejável dessa condição é o enfraquecimento das unhas, cabelos opacos e quebradiços, flacidez e cansaço, tudo isso por conta da entrada insuficiente de nutrientes.

O processo efetivo de emagrecimento pode ser prazeroso, para isso é necessário a adoção de uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos. Uma dica importante é fazer lanches intermediários entre as principais refeições, combinando sempre alimentos fontes de proteína e carboidrato, dessa forma você fornecerá os nutrientes necessários para o metabolismo continuar ativo e ainda consegue regular o apetite e não chegar na próxima refeição morrendo de fome.

Com pequenas atitudes como essa construímos hábitos alimentares equilibrados e duradouros, auxiliando na conquista de um corpo enxuto e saudável.


Featured Posts
Artigos Recentes
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
bottom of page